NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 1 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 10 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 10 pessoa a deixar uma mensagem.

Nos mande um Whatsapp!

Portugal

Intercâmbio em Portugal

Um dos destinos mais procurados quando o assunto é fazer planos de estudar e morar no exterior, Portugal oferece uma qualidade de ensino superior excelente e com ótima diversidade de opções. São mais de 30 mil estudantes estrangeiros, com uma grande parcela de brasileiros, que frequentam universidades espalhadas por todo o país, que oferecem uma grande variedade de cursos, a maioria ministrada em Português e alguns em Inglês.

O estudante brasileiro que deseja estudar em Portugual para fazer uma graduação – de 3 a 5 anos – pós-graduação ou mestrado – 2 anos , em média – pode se inscrever nas mais renomadas universidades o país, fazendo uso de boas notas do ENEM em muitas delas (para os cursos de Graduação) e matriculando-se mediante documentação exigida por cada universidade, com todo o auxílio da Mundial Intercâmbio.

País seguro e de economia estável e em crescimento, Portugal é destino propício para os estudantes que queiram fazer um curso de qualidade, com custo que chega a ser menor do que muitas faculdades no Brasil.

 Guia básico

Saiba as informações básicas, mas fundamentais para você chegar em Portugal sem dor de cabeça para fazer sua escolha:

Continente: Europeu

Clima: Mediterrânico

Capital: Lisboa

Idioma: Língua portuguesa.

Moeda: Euro

População: 10.325.500 Milhões de habitantes

Fuso horário brasileiro: Por volta de 2 a 3 horas atrás de Brasília.

Corrente elétrica: 110V e 220V

Visto: Necessário.

Disponibilidade para Estudo e Trabalho: Programa disponível.

 Motivos para estudar em Portugal

A estrutura educacional em Portugal é uma referência de qualidade e tradição que o estudante brasileiro pode desfrutar por um custo bem atrativo, especialmente se comparado às faculdades privadas no Brasil.

Há, atualmente, cursos que custam entre 1100 e 7000 Euros o ano, sendo que a média geral é de 3000 (três mil) Euros o ano. (precos-universidades-portuguesas)

Os gastos com moradia e transporte varia conforme a cidade escolhida para estudar e morar. O custo de vida na capital Lisboa é, como de costume em outras capitais mundiais, o mais alto comparado a outras cidades como Braga (37% mais barata*), Porto (14%), Faro (26%), Funchal (20%) ou Coimbra (30%). Os estudantes gastam, em média, 400 Euros/mês para se manterem com o aluguel em apartamento compartilhado, alimentação e transporte. Mas é bom saber, para os que pretendem estudar na capital Lisboa que, mesmo tendo um custo de vida mais alto no país, é uma das capitais da Europa Ocidental com menor custo de vida – menor do que Madrid ou Berlim (por volta de 12% mais barata) e consideravelmente menor do que Dublin ou Londres (40% mais barata, em média).

O idioma também é um facilitador para os brasileiros que queiram se candidatar aos cursos universitários em Portugal – lembrando que em países de outros idiomas há exigência de comprovação de nível avançado no idioma do país que quer estudar.

Formar-se em Portugal também será um item importante e agregador no currículo profissional, já que significará experiência de vida no exterior e cursos de boa qualidade, concluídos com reconhecimento de diversos órgãos governamentais e profissionais em cada área.

 Riquezas Naturais e Culturais

Vida cultural rica e cheia de intensidade, além carga histórica em cada pedaço das terras portuguesas, o país também oferece belas oportunidades de curtir a natureza.

Festas típicas como as Romarias, Festa da Flor (Funchal), Festas de São João e Santo Antonio (varias cidades) são muitas em Portugal e sempre recheadas de comidas típicas. Além disso, em Portugal não faltam os festivais artísticos nacionais e internacionais como mostras de cinema, dança, música, exposições e workshops de diversos interesses e para todos os públicos.

Para os que quiserem curtir um passeio ao ar livre e conhecer as belezas naturais portuguesas, os roteiros históricos estão por toda a parte, desde os castelos e palácios em Sintra, os agitos noturnos em Lisboa, Porto ou Faro, aos mergulhos em Lagos e Ericeira, além de muitas trilhas fantásticas nos Açores ou Ilha da Madeira.

 Culinária e pratos típicos

Alheira: é como se fosse uma linguiça defumada, podendo ser feita com carnes de caça, porcos e até aves. Este prato, pode servido frito, assado ou em massa folhada.

Bacalhau: é considerado o peixe mais consumido no país. As formas mais comuns de preparo são, bolinho de bacalhau, pataniscas e cru (como se fosse um ceviche).

Punheta de bacalhau: é como se fosse um ceviche de bacalhau. Este prato é feito com o bacalhau cru, cebolinha, azeite e salsa.

Francesinha: considerada por ser um dos pratos mais gostosos do país. Este prato é feito com pão, bife, chouriço, bacon, queijo, fiambre, ovo e molho feito com vinho do Porto. O prato acompanha fritas.

Arroz de Pato: é um risoto, feito com carne de pato. Este prato é servido com chouriços.

Pastel de Nata: mais conhecido por Pastel de Belém. Este prato é uma relíquia da culinária portuguesa.

Queijo Serra da Estrela: é considerada uma das comidas mais importantes de Portugal, por ser o mais antigo queijo do país.

FAQ


  • Devo fazer o visto de turista ou de estudante (Canadá, Austrália, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos) através de um despachante ?

    Cada país tem um procedimento diferente. Dependendo do motivo da viagem ou do país, não precisa de visto. O despachante irá orientá-lo sobre isso. A Mundial Intercâmbio atua como despachante para diversos vistos. É sempre recomendável usar um despachante, mas sempre há a possibilidade de solicitar o visto diretamente no consulado ou embaixada em questão.

  • Quando o visto de estudante é necessário ?

    Cada país tem uma regra. Entre em contato conosco e peça informações detalhadas. As exigências que cada país faz para o visto são diferentes e podem ser fundamentais para a sua escolha. Não analise o visto superficialmente. Procure saber tudo em detalhes.

  • Qual agência de intercâmbios escolher ?

    As 4 principais dicas são: – Agência membro Belta (única associação no Brasil das agências de intercâmbio e cursos no exterior); – Agência que passar confiabilidade ressaltando os prós e contras de cada opção. Desconfie de agências de intercâmbio que falam que tudo é bom e perfeito; – Evite agências que não fazem o serviço […]

Saiba Mais

Ficou com dúvidas

Whatsapp Entre em contato

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Nos mande um Whatsapp!