Estudar e Trabalhar no Exterior

A quem interessa?

O programa Estudar e Trabalhar no Exterior é para quem deseja estudar em países onde é permitido trabalhar legalmente, em um emprego remunerado. Atualmente, os países que permitem que o estudante brasileiro trabalhe enquanto estuda são: IDIOMA INGLÊSAustráliaIrlandaNova ZelândiaCanadáMaltaDubai / IDIOMA ESPANHOLEspanha, cada um com suas regras e características de oportunidades.

 

 Objetivos:

– Desenvolver e/ou melhorar a fluência no idioma (na escola e na rotina do dia a dia);
– Agregar experiência pessoal e profissional;
– Enriquecer culturalmente;
– Reduzir custos, recuperar o investimento ou até aumentar o capital quando a estadia se prolonga no país do programa.

10 dicas fundamentais para estudar e trabalhar no exterior

  • 1- Escolha países que permitam ao brasileiro trabalhar legalmente;
  • 2- Informe-se com a Mundial sobre os trâmites de visto para cada um. Dependendo do seu perfil isso pode ser crucial na sua escolha;
  • 3- Descubra o período mínimo de curso de cada país para poder solicitar o visto de estudante (Austrália e Nova Zelândia – 13 semanas, Irlanda – 6 meses);
  • 4- Tenha bem claro que o emprego é você que vai buscar. Só não trabalha quem não quer ou não se submete a empregos como garçom, ajudante de cozinha, faxineiro, barman, etc. Se você se vê executando funções desse tipo, você arrumará emprego;
  • 5- Evite cidades com muitos brasileiros e evite destinos onde já tem amigos. Se não for possível evitar isso, ao chegar lá, procure fazer amizade com estrangeiros o mais rápido possível;
  • 6- Saiba que há cursos mais baratos e mais caros. Pergunte ao seu consultor da Mundial sobre as diferenças para determinar o que terá diante do que pretende pagar;
  • 7- Escolha o destino com um clima que te agrade;
  • 8- Contrate apenas algumas semanas de acomodação (casa de família ou residência estudantil), mas não crie expectativas sobre ela. Trata-se de uma acomodação provisória até que encontre um lugar definitivo para ficar. Normalmente sua acomodação definitiva será apartamento dividido com os estrangeiros que conhecerá na escola;
  • 9- Tenha consciência que nesse tipo de programa a sua atitude é o mais importante para se obter êxito. Quem consegue viver mais de três meses no exterior sem falar português nem conviver com brasileiros, apresenta um desenvolvimento
  • muito bom no idioma;

  • 10- Saia do Brasil sabendo que terá vários desafios. Quem tem isso em mente, tem muito mais chances de obter sucesso.

INTERCÂMBIO

Estudar e trabalhar onde?

Entenda como funciona o programa Study & Work para cada um dos países:

Austrália e Nova Zelândia

Programas que permitem trabalhar (mínimo de 3 meses): Inglês Geral e Preparatórios para Exames , cursos técnicos e profissionalizantes (VET), cursos superiores. Na Austrália e Nova Zelândia, pode-se trabalhar 20 horas por semana (meio período) ao longo de todo o curso e 40 horas por semana (período integral) nos meses de férias, que são dados pela imigração no visto do estudante. O curso deve ser de 13 semanas no mínimo para poder pleitear o visto de estudante. Normalmente, consegue-se o visto de estudante com 1 a 3 meses além da duração do curso, onde se pode trabalhar período integral, dependendo da duração do programa, do país e de procedimentos adequados na solicitação do visto para se conseguir mais férias. Em geral, os documentos e especificações necessárias para realizar o programa são praticamente iguais tanto em um país quanto no outro.

Irlanda

Programas que permitem trabalhar (mínimo de 25 semanas): Inglês Geral e Preparatórios para Exames, cursos técnicos e profissionalizantes, cursos superiores. A Irlanda tem a vantagem de não precisar solicitar o visto no Brasil. Com um curso de 25 semanas em alguma escola reconhecida pelo governo irlandês, o visto é concedido localmente por 8 meses. Com esse visto pode-se trabalhar 20 horas por semana no 1º semestre e período integral em alguns momentos das férias, se ocorrerem dentro do período de Maio a Agosto ou de 15DEZ a 15JAN.

Canadá

Programas que permitem trabalhar (mínimo de 6 meses): Cursos superiores (técnicos profissionalizantes do tipo VET, College e Co-op, ou acadêmicos, como Graduação, Pós e Mestrado). No Canadá, o estudante brasileiro que já tiver um bom conhecimento de Inglês, pode optar por fazer os programas Co-op ou VET, que são programas de objetivo prático e profissionalizante, que permitem que o participante trabalhe após a conclusão do curso (normalmente cursos voltados para o setor de serviços como Hotelaria, Restaurantes e Atendimento a Clientes), no geral pelo mesmo tempo que fez o curso (se fez o curso de 20 semanas, terá 20 semanas para poder trabalhar, por exemplo).

Espanha

Todo estudante brasileiro que se matricular em um curso intensivo de Espanhol (mínimo de 20 aulas semanais) por um período mínimo de 25 semanas, poderá solicitar, uma vez na Espanha, a carteira de Estudante e o NIE (número de identidade de estrangeiro), o que automaticamente permite o estudante a procurar trabalho durante o intercâmbio.

O estudante terá um prazo de 30 dias a partir da sua entrada na Espanha para solicitar o cartão de estudante e o NIE. Esses documentos deverão ser solicitados em alguma Oficina de Extranjeria. Uma vez que o estudante tenha em mãos o NIE, ele poderá procurar trabalho.

O aluno poderá trabalhar 20 horas por semana durante o período que estiver matriculado. O
contrato de trabalho deverá ser formalizado por escrito e não poderá superar o tempo concedido pelo visto.

O cartão de estudante também permite ao aluno transitar por todos os países membros de
espaço Schengen sem necessidade de visto.

Após solicitado, o NIE demora em torno de 3 meses para ser entregue ao estudante.

Somente com o NIE em mãos o aluno poderá aplicar para trabalho.

A idade mínima para trabalho na Espanha é de 18 anos.

A cada 4 semanas estudadas o aluno poderá ter 1 semana de férias (sempre seguindo essa
ordem). Ou seja, o aluno pode se matricular por 22 semanas e ter 4 semanas de férias que juntas
concede o visto de estudo e solicitação do NIE.


Nas semanas de férias o aluno poderá trabalhar 40 horas, caso desejar.

Como escolher?

Para escolher o país é preciso analisar não só os preços, mas também quantas horas poderá trabalhar em cada país pois, além do custo, deve-se considerar o retorno que cada país vai dar se permitir trabalhar. Quanto maior for o ganho por hora e o número de horas de trabalho permitido, maior será o retorno.

A Irlanda é o mais vantajoso no preço e por ter um processo pré-viagem mais simples e rápido que os outros já que permite embarque sem tirar o visto no Brasil.

A Austrália e Nova Zelândia são os mais vantajosos em termos de clima e também permitem trabalhar um número de horas muito bom, mas o curso ainda é um pouco superior.

NOSSAS PROMOÇÕES

6 Pacotes disponíveis

  Deslize para ver mais.  

A MUNDIAL TEM
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA

  Deslize para ver mais.  

Garota de cabelos pretos segurando caderno amarelo e usando mochila vermelha olhando para o usuário e sorrindo

E AÍ? VAI DEIXAR SEU FUTURO ESPERANDO?
Comece a planejar agora com a gente

ORÇAMENTO ONLINE

GOSTOU DESSA OFERTA?

Não é novidade que uma experiência no exterior pode abrir portas para o aperfeiçoamento profissional de cada indivíduo. Sendo assim, entrem em contato com a Mundial Intercâmbio e faça o seu sonho se tornar realidade! Não esqueça de curtir e acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro dos melhores destinos de intercâmbio.

Assine nossa newsletter
Homem olhando para cima com olhar contemplativo
Foto da Estátua da Liberdade
Ícone em laranja representando formulário

Orçamento Fácil

A Mundial Intercâmbio é a maior rede de agência de intercâmbio do Brasil. Conte com a nossa ajuda para escolher o melhor pacote de intercâmbio. Para mais informações, entre em contato conosco!

LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.