Pontos turísticos
Te Papa Tongarewa Museum – Wellington: Estamos falando do museu nacional da história neozelandesa. O nome, descrito no dialeto maori, significa “Lugar dos tesouros dessa terra” e pelo nome já é possível imaginar a importância do local para os nativos. Vale a pena visitar e pesquisar um pouco mais a cultura de um povo tão compatriota como os neozelandeses.
Auckland Domain Park – Auckland: o parque é um dos mais históricos locais do país, consequentemente, um dos principais pontos turísticos de Auckland. O parque ganha destaque por duas coisas: Ele abriga o Memorial de Guerra de Auckland (outro importante ponto da cidade) e a região em que o parque se localiza é justamente na cratera de um vulcão.
Timeball Station – Christchurch: A Timeball Station é um interessante lugar a ser explorado na região de Christchurch. Uma das maiores curiosidades desta estação, é que acima do prédio é possível avistar de longe a chamada Timeball que tem uma importância grande para os marinheiros da região. A partir do sistema da bola, é possível regular os cronômetros marítimos. Atualmente, a estação não funciona mais, em decorrência dos terremotos sofridos em 2010 e 2011 na região.
Cavernas de Waitomo – Hamilton: Uma trilha natural ótima para ser feita! Para aqueles que gostam de uma boa aventura com a natureza, esse lugar é perfeito para tirar várias horas do seu dia em diversão e entretenimento em geral nas cavernas.
Waitopu – Rotorua: Para quem procura por um passeio radical e diferente de tudo, visitar a área de Waitopu é a alternativa perfeita. Famosa pela atenção que sempre recebeu de turistas que o visitaram, a área corresponde a uma região vulcânica ativa que torna a viagem ainda mais incomum. Waitopu significa “águas sagradas” em Maori, e para aqueles que já conheceram a região entendem o sentido desse maravilhoso fenômeno natural.
Culinária e pratos típicos
Hangi Maori – Com uma cultura rica em rituais e tradições, o Hangi Maori se mostra o grande representante de estilo de vida maori e neozelandês. O Hangi Maori não chega a ser um prato com ingredientes específicos em si, na verdade ele é um método de preparo que cozinha legumes e carne de porco em um forno que fica enterrado no meio de pedras aquecidas. Se visitar alguma festa, com certeza terá a oportunidade de experimentar a refeição.
Roast Hogget – Assim como temos o hábito de sentar com a família para almoçar a famosa macarronada de vez em quando, os neozelandeses também têm alguns pratos do tipo em sua gastronomia. O Roast hogget se resume a um assado de carne de ovelha, com ervilha, batata, abóbora e batata doce. O resultado é bastante saboroso e para aqueles que estranham a carne de ovelha, basta de 2 a 3 mordidas para apreciar o gosto do prato exótico.
Pavlova de Kiwi – O prato de origem europeia, também faz muito sucesso lá na Nova Zelândia. E a forma os nativos encontraram para personalizar o prato, foi atribuir o Kiwi como o principal ingrediente do Pavlova. Basicamente, a sobremesa consiste em um merengue com chantilly e frutas e por isso não deve ter dificuldades para ser saboreado.
Kebab de cordeiro – Devido ao grande número de ovelhas no país, seria praticamente impossível não criarem uma variedade de pratos com o animal. O Kebab, originalmente turco, também ganhou um espaço importante na culinária da Nova Zelândia, com um sabor totalmente original.