País seguro e de economia estável e em crescimento, Portugal é destino propício para os estudantes que queiram fazer um curso de qualidade, com custo que chega a ser menor do que muitas faculdades no Brasil. Então, o que está esperando para fazer o seu
intercâmbio?
A estrutura educacional em Portugal é uma referência de qualidade e tradição que o estudante brasileiro pode desfrutar por um custo bem atrativo, especialmente se comparado às faculdades privadas no Brasil.
Há, atualmente, cursos que custam entre 1100 e 7000 Euros o ano, sendo que a média geral é de 3000 (três mil) Euros o ano. (precos-universidades-portuguesas)
Os gastos com moradia e transporte varia conforme a cidade escolhida para estudar e morar. O custo de vida na capital Lisboa é, como de costume em outras capitais mundiais, o mais alto comparado a outras cidades como Braga (37% mais barata*), Porto (14%), Faro (26%), Funchal (20%) ou Coimbra (30%). Os estudantes gastam, em média, 400 Euros/mês para se manterem com o aluguel em apartamento compartilhado, alimentação e transporte. Mas é bom saber, para os que pretendem estudar na capital Lisboa que, mesmo tendo um custo de vida mais alto no país, é uma das capitais da Europa Ocidental com menor custo de vida – menor do que Madrid ou Berlim (por volta de 12% mais barata) e consideravelmente menor do que Dublin ou Londres (40% mais barata, em média).
O idioma também é um facilitador para os brasileiros que queiram se candidatar aos cursos universitários em Portugal – lembrando que em países de outros idiomas há exigência de comprovação de nível avançado no idioma do país que quer estudar.
Formar-se em Portugal também será um item importante e agregador no currículo profissional, já que significará experiência de vida no exterior e cursos de boa qualidade, concluídos com reconhecimento de diversos órgãos governamentais e profissionais em cada área.