Nos mande um Whatsapp!
X
Entre em contato

Alex Mena Barreto

Alex Mena Barreto
Fale com a gente

LSI – Berkeley, Estados Unidos |

Apesar de já ter voltado a algum tempo do meu intercâmbio, sinto-me na obrigação moral com vocês em dar um feedback sobre o serviço de vocês e sobre o curso/viagem.

 

alex-mena-eua

Depoimento – Alex Mena Barreto
LSI Berkeley (California, EUA) – CURSO DE INGLÊS
intercâmbio de 10 semanas – início em AGOSTO, 2012

Acredito que como eu, muitos que se “aventuram” a um intercâmbio consideram isso um sonho, e no começo uma grande aventura. E como todo sonho e toda aventura, começa cerca de dúvidas, insegurança, receios, ansiedade e alguns sentimentos conflitantes. Comigo não foi diferente.

Minha vontade de estudar inglês em busca de fluência era um sonho antigo que sempre era postergado para frente. Até que me vi com quase quarenta anos, com situação financeira estável e em uma daquelas viradas de mesa da vida, descobri que o que importa são nossas experiências de vida.

Assim, em família, decidimos aproveitar a vida… realizando a medida do possível os sonhos engavetados de cada um… as crianças foram para Disney, viagens para lugares maravilhosos no Brasil, e faltava o tal intercâmbio.

Só de pensar no assunto, surgia um milhão de dúvidas, que envolvia para onde eu iria (país e cidade), quanto ficaria essa brincadeira, melhor período, efetividade do curso, cultura, etc. E aí me debrucei a pesquisar na internet, que com toda a sua frieza, acabou multiplicando essas duvidas à enésima potência.

Foi quando enviei achei o site da Mundial Intercâmbio e mandei um email com uns seis questionamentos. Eis que recebo um SUPER E ENORME email do Ricardo com um monte de respostas, dicas, sugestões e com a seguinte frase no final “Aguardo mais dúvidas”… Email esse escrito a mão e não Ctrl+C / Ctrl+V… Pois bem, seguiu-se a este um monte de emails, sempre com respostas, explicações, sugestões e as coisas foram se clareando.

Lógico qua a internet é fria, e Brasil ou brasileiro você já sabe…é desconfiado e tem de ver para crer… pois lá fui eu conhecer a tal Mundial. Se a impressão do Ricardo era boa bela internet, pessoalmente foi ótima. Um super profissional, que em uma visita sem hora marcada sem nada, parou o que estava fazendo, quase na hora do almoço, e ficou mais de uma hora falando, discutindo, orientando, sugerindo, enfim, contando suas experiências boas e ruins.

Saí da Mundial, com país, cidade e escola definido, período do ano e principalmente uma AGÊNCIA (assim mesmo maiúscula) que seria minha parceira nessa viagem. Foi assim que me senti ao sair de lá: agora eu não estou mais sozinho, a Mundial é a minha parceira !

Assim que consegui definir meu período de recesso no trabalho, iniciei o processo de definição de tudo e fechei a matrícula com a LSI Berkeley através da Mundial.

Nesse momento, o processo de fechamento de tudo, desde orçamento, documentação, dólar e matrícula, tudo era com a Luciana. Sempre atenciosa e paciente, me atendendo super bem. A burocracia aparentemente intransponível para um leigo foi superada de forma tranquila e paciente. Vistos, I-20, câmbio, passagens, etc, tudo resolvido de forma super profissional e tranquila.

Eis que chega a data da viagem, primeiro contato com a host family, com a cidade escolhida, primeiro dia de aula, e toda aquela loucura de estudar e querer fazer tudo ao mesmo tempo agora. A gente até esquece da Mundial !!!

Problemas: todo mundo vai ter o seu !!! Perder a carteira inteira, falta de adaptação a home family, ficar longe ou fora de mão da escola, classe de nível fraco ou forte demais. Minha família era super atenciosa, me ajudaram muito no meu aprendizado da língua e da cultura americana. A casa e meu quarto eram muito confortáveis. Diferenças havia, mas importante mesmo, foi o conselho do Ricardo, lá no começo: não tem como adivinhar homestay ! Tem gente que ama, tem gente que odeia e, na proporção de meio a meio, é uma loteria ! Como segui o conselho dado, tinha acertado apenas 4 semanas na homestay e fiquei de acertar as 6 semanas restantes direto na escola. Melhor decisão, aqui a Mundial mais uma vez fez a diferença !

Acabei optando ir para o YMCA, consegui sair da homestay de uma maneira polida e sem traumas (ia até lá jantar salada uma vez por semana a convite !!!), e acabei tendo mais liberdade de comida, horários e atividades, tendo em vista que nessa fase meu inglês já estava apresentando resultados ótimos. Analisando hoje, achei a solução de acomodação mesclada simplesmente perfeita, melhor do que qualquer planejamento !

Mas o tempo passa, as novidades não são mais novidades, suas amizades vem e vão, seu inglês já se desenvolve com facilidades, você não aguenta mais ver aula de inglês na frente e principalmente a saudade de sua família começa a falar mais alto !!!

É hora de voltar para casa !! Cabeça erguida, orgulho e paz no espírito de ter realizado um sonho antigo!! Inglês fluindo igual água, milhões de histórias para contar, fotos de quilo, amizades das mais “estranhas” para o padrão brasileiro…

Até que chega a hora daquele super abraço: filhas, esposa, família… e as inevitáveis lágrimas de alegria nos olhos !!!

Obrigado Mundial ! Para tudo ser perfeito, só se começar de novo… e olha que já estou com uns planinhos de ir com a família toda….

Um forte abraço para vocês e que continuem a missão de ajudar as pessoas a concretizarem seus sonhos de fazer um intercâmbio e aprender outra língua !!!

Ficou com dúvidas

Whatsapp Entre em contato